1.      ENQUADRAMENTO
No Centro de Estudos BLOCO DE NOTAS, prestam-se serviços de apoio pedagógico na atividade escolar de alunos do ensino básico, secundário e superior.
A equipa é composta por professores licenciados e profissionalizados que planeiam as sessões e orientam os seus alunos em métodos de estudo.
No Centro de Estudos BLOCO DE NOTAS, fomentam-se os valores da tolerância, solidariedade, convivência social, paz e igualdade. Pretende-se que os alunos possam crescer em sabedoria, colmatando eventuais falhas de aprendizagem, refletindo para aprender e progredindo solidamente nos conhecimentos, cultivando noções de comportamento social, frequentando um local de trabalho e de estudo com um ambiente familiar e alegre.

2.      INSTALAÇÕES
Os serviços de apoio pedagógico serão prestados na Rua Moinho de Vento, Lote 4, Loja B, 3510-085 Viseu.

3.      APOIO AO ESTUDO
– O apoio ao estudo pretende dotar o aluno de autonomia na realização das tarefas escolares diárias, beneficiando de ajuda constante quando encontra dificuldades.
– Os grupos de trabalho são de pequena dimensão (aproximadamente 6 alunos), privilegiando um acompanhamento pedagógico completo e individualizado, adequado a alunos do 1º ao 7º ano.
– Todos devem fazer o esforço para que, progressivamente, os alunos consigam resolver sozinhos os seus exercícios usando os métodos de estudo que acharem mais adequados.
– Serão realizados exercícios nas matérias onde os alunos sentem mais dificuldades com vista à preparação para os momentos de avaliação.
– A frequência do apoio ao estudo obriga a que o comportamento individual não perturbe o grupo, devendo cada um respeitar e contribuir para um bom ambiente de trabalho.
– Salvo situações excecionais, o apoio ao estudo, não deverá ser superior a 90 minutos diários. Os alunos nesta faixa etária, principalmente em tempo de aulas, não beneficiam de níveis de concentração nem capacidade de trabalho que lhe permita suportar períodos de tempo superiores.
– Independentemente dos resultados previamente obtidos e dos objetivos que se pretendam alcançar, aconselha-se que o apoio ao estudo seja diário. Desta forma, evita-se acumulação de dúvidas que inevitavelmente irão interferir no processo de aprendizagem.
– Aos alunos com necessidades educativas especiais, em regime de apoio pedagógico personalizado, aconselha-se o pedido de informações relativamente a preços e serviços.

4.      EXPLICAÇÕES
As explicações serão sempre lecionadas por professores da disciplina e adequam-se a alunos do 2º e 3º ciclos, ensino secundário e superior. Previamente, realizar-se-á um diagnóstico das dificuldades com o aluno para posterior definição de estratégias com vista à supressão dessas dificuldades. Independentemente dos objetivos a que cada aluno se propõe atingir, aconselha-se a um mínimo de 2 horas de explicação semanal.
– Grupo: O aluno será inserido num grupo de alunos da mesma disciplina. Os grupos são de pequena dimensão (aproximadamente 4 alunos) privilegiando-se sempre que possível, que o grupo seja composto por alunos do mesmo ano e escola.
– Individual: Neste caso é definido um horário regular compatível entre explicador e explicando.
– Outras situações: Explicações não integradas numa planificação mensal, requerem marcação prévia, pagamento no ato da inscrição e estão sujeitas à disponibilidade dos explicadores e do Centro de Estudos.

5.      MATERIAL DE TRABALHO
– Os alunos deverão fazer-se acompanhar sempre, do material de trabalho, quer sejam manuais, cadernos, material de escrita, pintura, cálculo, entre outros. Os encarregados de educação e/ou alunos deverão solicitar aos nossos professores informação sobre o material a trazer para o apoio ao estudo e/ou explicações.
– Sempre que não se verifique este pressuposto, o Centro de Estudos declina qualquer responsabilidade caso o aluno fique inibido de trabalhar.

6.      RECURSOS INFORMÁTICOS
– Os alunos poderão utilizar os computadores do Centro de Estudos, disponíveis para o efeito, para pesquisar informação ou realizar tarefas propostas pelos professores.
– A sua utilização requer marcação prévia e está sujeita a disponibilidade. Os computadores encontram-se devidamente protegidos, não permitindo instalação de software, ou navegação online não adequada.

7.      CALENDARIZAÇÃO E HORÁRIO
– O horário de funcionamento do Centro de Estudos é das 9h às 12:30h e das 14h00m às 19h00m de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13:00h aos sábados.
– O horário do apoio ao estudo durante as interrupções letivas, poderá sofrer alterações.
– Não está prevista a reposição de aulas que coincidam com feriados nacionais ou locais.
– O Centro de Estudos encerra na 3ª feira de Carnaval e na 2ª feira de Páscoa. Nestes casos, tentar-se-á fazer reposição das aulas mediante disponibilidade dos alunos e professores.
– Não há direito a reembolso relativo a aulas não repostas.
– Esforçamo-nos por manter um ambiente de trabalho tranquilo e propício à prática do estudo. Como todas as salas são necessárias às atividades de apoio pedagógico, solicitamos aos encarregados de educação que evitem que os alunos permaneçam no Centro de Estudos fora do horário agendado para o seu apoio escolar.

8.      INSCRIÇÕES
– A frequência de qualquer atividade no Centro de Estudos, pressupõe o pagamento de uma inscrição anual, que inclui um seguro de acidentes pessoais válido para o ano letivo em vigor.
– As inscrições poderão ser realizadas em qualquer altura do ano.
– As renovações de inscrição deverão ser efetuadas durante os meses de maio e junho.
– Os alunos inscritos no ano letivo anterior terão prioridade nas vagas existentes, desde que efetuem a renovação durante o período estipulado para tal.
– Os encarregados de educação dos alunos com necessidades educativas especiais devem entregar um relatório médico discriminando a situação em causa, assim como o tipo de acompanhamento requerido.

9.      PAGAMENTOS
– O pagamento da inscrição, renovação e seguro escolar, tem uma periodicidade anual.
– O valor dos serviços e mensalidades varia de acordo com a frequência e serviços prestados. Sendo estes valores definidos anualmente, antes do período de renovação, ficando disponíveis para consulta nas instalações do Centro de Estudos.
– O pagamento das mensalidades é feito antecipadamente, devendo ser realizado em numerário ou transferência bancária até ao dia 8 do mês a que dizem respeito.
– O incumprimento no prazo de pagamento das mensalidades, implica um acréscimo de 1 Euro por cada dia de atraso. Se este incumprimento ultrapassar o último dia do mês, o Centro de Estudos reserva-se o direito de cancelar a inscrição.
– Se a frequência tiver início após o dia 15 do mês corrente, o valor a pagar será metade da mensalidade.
– O pagamento de explicações ou outros serviços de apoio, agendados com um carácter irregular ou fora de um plano mensal, terá que ser efetuado no momento do agendamento.

10.    CANCELAMENTOS
– Em caso de desistência de qualquer atividade, não há lugar a reembolso de mensalidades pagas, valor de inscrição ou valor do seguro.
– A desistência ou alteração de qualquer atividade regular, deve de ser comunicada por escrito até ao dia 8 do mês anterior ao que produz efeito.

11.    FALTAS
– As faltas dadas pelos alunos, são da sua inteira responsabilidade, não havendo lugar a reembolso de mensalidades pagas ou reposição de aulas.
– O apoio ao estudo e as explicações em grupo, funciona ininterruptamente entre os meses de Setembro a Julho. Se os alunos faltarem, ou os encarregados de educação pretenderem suspender as atividades nos períodos de férias escolares, ou antecipar o fim das atividades em determinado mês, não haverá lugar a reembolso total ou parcial de mensalidades pagas, nem antecipação ou reposição de aulas.
– Nas explicações, e em casos excecionais, se comunicado com pelo menos 24h de antecedência, tentar-se-á agendar uma aula de reposição, mediante disponibilidade do explicador.
– Em situações de doença, desde que devidamente comprovada com atestado médico, deverá a situação ser comunicada por escrito à direção do Centro de Estudos, para análise de uma eventual alternativa.

12.    DOENÇA
Os alunos em manifesta situação de doença não poderão permanecer no Centro de Estudos. Estes casos, serão comunicados de imediato aos encarregados de educação, devendo estes dirigir-se logo que possível ao Centro de Estudos, para efetuarem as diligências consideradas adequadas ao tratamento dos seus educandos.

13.    SEGURO
A subscrição do seguro de acidentes pessoais é obrigatória. O encarregado de educação poderá solicitar cópia da apólice no Centro de Estudos.

14.    OBJECTOS PESSOAIS
O Centro de Estudos não se responsabiliza pelo extravio, roubo ou estrago de objetos que não tenham sido explicitamente confiados à sua guarda.

15.    DANOS
Os encarregados de educação são responsáveis por eventuais prejuízos, causados pelo seu educando, voluntária ou involuntariamente no Centro de Estudos.
Quando não se conhecer o culpado, o dano causado será repartido, em partes iguais, por todos os alunos intervenientes no ato.

16.    VIGÊNCIA
O presente regulamento encontra-se em vigor até nova revisão, estando disponível para consulta nas instalações do Centro de Estudos e no página da internet: https://www.blocodenotas.pt/regulamento/

17.    OMISSÕES
Omissões ou eventuais dúvidas de interpretação ao presente Regulamento Interno, serão decididas pela direção do Centro de Estudos.